quarta-feira, 20 de maio de 2015

Declaração de Salamanca

Declaração de Salamanca


Essa declaração ocorreu na Espanha entre o dia 7 e 10 de junho de 1994, com a finalidade de reafirmar o compromisso pré – estabelecido com o projeto  Educação para Todos.
Garantindo assim a oportunidade para  crianças e jovens com deficiências se tornem parte integrante do sistema educacional regular.
Buscando melhoria ao acesso a educação para a maioria daqueles cujas necessidades especiais ainda se encontram desprovidas.
Mostrando que o envolvimento e participação ativa dos governos, comunidades, sociedades, pais e organizações não-governamentais é extremamente importante para que ocorra uma educação inclusiva, suprindo toda a necessidade dessas pessoas seja fora ou dentro da escola.
Esse documento tem como ponto fundamental mostrar e declarar o direito de toda criança a ter uma educação de qualidade, dando assim a oportunidade de atingir o manter o nível adequado de aprendizagem.
Todos que tem necessidades educacionais especiais devem ter acesso á escola regular.
A pedagogia deve ser centrada na criança sendo assim capaz de satisfazer e suprir suas necessidades.
As escolas regulares que são inclusivas que tem possuem orientação e meios adequados para combater atitudes discriminatórias criando comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos, promovendo uma educação efetiva á maioria das crianças e aprimoram a eficiência.

Outro ponto importante é a importância do governo que tem por obrigação de se preocupar e investir nas escolas dando suporte financeiro e material para que a escolas possa desempenhar seu papel e que estejam aptas para incluírem crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais.
O governo deve adotar em forma de lei que todas as crianças com necessidades especiais devem ser matriculadas em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.
Diz também que o governo deve investir em projetos de intercambio em países que possuem educação inclusiva.
Promova treinamento para professores, tanto em serviço como durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas.

 Antes de tudo, o desenvolvimento das escolas que são inclusivas, que oferecem serviços a uma variedade de alunos de ambas as  áreas rurais e urbanas requer maior apoio de uma política mais objetiva e forte de inclusão.Juntamente com provisão adequada pois essa eficácia e esforço terá condições de combater o preconceito e criar atitudes.
Desde já, e importante os seguintes aspectos a serem abordados para a contribuição inclusivas e bem sucedidas na escola  como por exemplo: currículo, prédios, organização escolar, pedagogia, avaliação e a Filosofia da escola para o aluno em tais condições especificas.
Tendo em vista que, muitas das vezes á inclusão de crianças com necessidades educacionais, podemos citar que  são aspectos de ampla e exclusiva não, somente a atender as necessidades mais também servir com espécie de aprimoramento da qualidade. A declaração mundial pela qual, afirma que, o seu objetivo é garantir a educação para todos com intuito de negativar   a exclusão ,através de sistema que se adaptam a necessidade de cada um.
É de grande relevância o professor ter cursos extracurriculares para aprimorar seus conhecimentos e adaptá-lo de acordo com a necessidade de cada aluno. Com bons equipamentos eletrônicos e com isso irá ter um bom desempenho que servirá como fator chave para o bom progresso e incluí-lo  as práticas pedagógicas através de adaptações.
Na educação inclusiva é necessário o apoio externo de psicólogos escolares,  professores-consultor, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
Para ocorrer o sucesso de escolas inclusivas deveria se iniciar desde a educação infantil até os outros níveis de escolaridade.
Promover a participação da comunidade, parceiras com o pais, auxiliando os pais de crianças com necessidades especiais, dando suporte, informações necessária em linguagem clara e simples.
Essa parceria cooperativa e de apoio entre administradores escolares, professores e pais deveria ser desenvolvida e pais deveriam ser considerados enquanto parceiros ativos nos processos de tomadas de decisão.

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