domingo, 31 de maio de 2015

As Dez Novas competências de Philippe Perrenoud


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As 10 novas competências de Philippe Perrenoud 

Biografia: doutor em sociologia e antropologia, ele dá aulas nas Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação. Escreveu 10 Novas Competências para Ensinar (Ed. Artmed); Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza, (Ed. Artmed) entre outros 

O que ele diz:
 relaciona num de seus livros as dez novas competências para ensinar. Também fala sobre avaliação, pedagogia diferenciada e formação 

Um alerta: as dez competências não contemplam todas as relações que se estabelecem em sala de aula. Por isso, nunca deixe de lado sua sensibilidade e afetividade. 

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é um dos novos autores mais lidos no Brasil. Com nove títulos publicados em português, vendeu nos últimos três anos mais de 80 mil exemplares. O principal motivo do sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e, principalmente, o desenvolvimento de competências.
Esse é um dos pontos mais reconhecidos de seu trabalho. “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”, explica ele. “Localizar-se numa cidade desconhecida, por exemplo, mobiliza as capacidades de ler um mapa, pedir informações; mais os saberes de referências geográficas e de escala.” A descrição de cada competência, diz , deve partir da análise de situações específicas. 

A abordagem por competência também é utilizada quando Perrenoud fixa objetivos na formação profissional. No livro 10 Novas Competências para Ensinar, ele relaciona o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível: 


1- Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 

2- Administrar a progressão das aprendizagens

3- Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; 

4- Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho

5- Trabalhar em equipe

6- Participar da administração escolar

7- Informar e envolver os pais

8- Utilizar novas tecnologias; 

9- Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; 

10- Administrar a própria formação.

REFERÊNCIA :http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296368.shtml

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